domingo, 10 de maio de 2015

Dia das mães vegano


Nesse dia das mães, eu preparei um almoço inteirinho sem crueldade, só com muito amor. Minha mãe queria uma feijoada e eu topei na hora, mesmo nunca tendo feito arroz e feijão na vida. Sei que parece um absurdo, ainda mais tendo um instagram lotado de receitas muito mais elaboradas, mas como a minha mãe tem um restaurante (Estação Saúde) que tem um arroz integral e feijão deliciosos, prefiro pegar de lá para dar menos trabalho.
Então lá fui eu para a cozinha....
Preparei Feijoada com abóbora e tofu defumado, arroz integral, farofa de banana com cenoura, couve refogada e salada. Confesso que o arroz não deu muito certo, mas acho que eu mereço um desconto por ser a primeira vez. Quanto ao resto, estava tudo delicioso! Até a minha avó que não é muito de dar elogios, falou que "estava tudo bastante palatável". E acreditem, esse é um elogio enorme vindo dela.

A mensagem que eu quero passar com esse post é que é possível sim ser social, rir com os amigos e familiares e compatilhar comida com as pessoas que você ama. Ter carne ou não no prato é apenas um detalhe. Um detalhe que custa a vida de muitos animais.

Agora ao que interessa!!!!

(rendimento : 5 porções) 

             Feijoada de feijão azuki com               abóbora e tofu defumado 


Ingredientes :

  • 3 xícaras de chá de feijão azuki deixado de molho por 8 horas. 
  • 3 xícaras de abóbora cortada em cubos grandes
  • 150g de tofu defumado cortado em cubos médios
Coloquei, em uma panela, o feijão e 6 xícaras de chá de água. Botei umas folhinhas de louro, sal e quando começou a ferver, abaixei o fogo e deixei cozinhando por 30 minutos. Se necessário, adicione mais água. Passados os 30 minutos, joguei os cubos de abóbora e tofu defumado e deixei por mais 30 minutos cozinhando. Pronto, só isso! Essa receita foi inspirada na da Bela gil.

PS: Só eu que acho o gosto do tofu defumado parecido com salsicha???


               Farofa de banana com cenoura 




Ingredientes :
  • 1/2 cebola cortadinha 
  • 1/2 cenoura ralada finamente 
  • 2 bananas cortadas em pedaços pequenos 
  • 1 1/2 xíc de chá de farinha de mandioca crua 
  • 1 xíc de flocos de milho
Comecei refogando a cebola e quando já estava transparente, acrescentei a banana e a cenoura. Mexi um pouco e adicionei a farinha de mandioca crua. Deixei ela dar uma torradinha e joguei os flocos de milho. Ajustei o sal, mexi, mexi e mexi mais um pouco. Provei. Tava gostosa e tirei do fogo. Fácil assim. 

Couve refogada 


Esqueci completamente de tirar foto e de anotar as quantidades, mas é super simples de fazer. Só refoguei alguns dentes de alho (deixei eles ficarem bem torradinhos) e depois acrescentei a cebola. Deixei mais um pouco, mexendo sempre e joguei a couve cortada em fatias finas. Ela murcha bastante, então é sempre bom cortar mais couve do que você acha que vai usar. Ajustei o sal e mexi mais um pouco até ficar bem refogadinha. Delícia! 

A foto tá horrível, mas esse foi o meu prato. Ou pelo menos um deles, porque repeti umas 3 vezes. A salada era bem simples, de alface, tomate, cebola, cenoura e maçã, mas o molho fez toda a diferença. A receita é secreta, minha mãe não passa de jeito nenhum, mas é basicamente azeite, shoyu, limão e gengibre. Bom demais . 












Eaí, gostaram do meu almoço de dia das mães? Como foi o de vocês? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário