domingo, 21 de junho de 2015

Comida de marmita




Eu gosto de comer comida fresquinha, feita na hora mesmo, mas não é sempre que dá né? A minha faculdade é bem longe da minha casa e para piorar é integral, ou seja, fico o dia todo na rua. Ou seja, a maioria das minhas refeições eu não faço em um prato, mas em uma marmita. O post de hoje é dedicado a elas, minhas fiéis companheiras e salvadoras. 

Para melhor organização:  
  • Separe as receitas que você vai fazer ou então escreva em um papel as suas ideias.
  • Veja, no dia anterior, se falta algum ingrediente.
  • Tire umas 2 horinhas do seu domingo para preparar as comidas da semana. 
  • Comece a cozinhar com a cozinha arrumada, louça limpa e ingredientes lavados e separados. 
Dicas da gabi:
  • Eu costumo marcar o tempo para cozinhar. Se eu posso gastar 1 hora, boto no cronômetro e corro mais na cozinha para preparar tudo no tempo, se não acabo demorando muuuito mais e ficando mais tempo do que eu posso/quero. 
  • Música para mim é essencial. Levo minha caixinha de som para a cozinha e "Spotify" mode on! Esse aplicativo foi A descoberta. A playlist "cozinhando e cantando" é a minha preferida para cozinhar. 

Quando eu acabo de cozinhar, coloco tudo separado em potinhos na geladeira. As escolhas da semana passada foram:
  • estrogonofe de soja 
  • panquecas de legumes
  • arroz integral
  • batatas "fritas" feitas no forno 
  • molho pesto
  • aspargos e couve flor cozidos
  • biscoitos de pasta de amendoim com banana
  • banana congelada para shakes. cremes e sorvetes. 
Para o jantar, eu procuro sempre comer comidas mais leves, como saladas, que são super fáceis de preparar e sopas, que eu pego no Estação Saúde

Como o tempo é curto, a praticidade tem que vir em primeiro lugar. Decidi fazer as panquecas e o estrogonofe porque os dois levavam molho de tomate e foi por ele que eu comecei.

Molho de tomate

Ingredientes:
  • 1/2 cebola cortadinha
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cenoura cortada em pedaços médios
  • 1/2 beterraba pequena
  • 1 tomate 
  • 2 xícaras de água 
Modo de preparo:
Para começar, refoquei o alho e a cebola. Esperei o alho ficar bem douradinho e a cebola transparente e adicionei a cenoura, a beterraba e o tomate cortados em pedaços médios. Mexi, mexi e mexi e acrescentei as 2 xícaras de água. Temperei com sal, tampei a panela e deixei por 25 minutos em fogo médio. (Fica de olho para não queimar e se precisar coloca mais água). Esperei esfriar e bati tudo no liquidificador. Se quiser pode colocar também um pouquinho de manjericão fresco que fica uma delícia. 

Estrogonofe de soja 


Sinceramente, eu não gosto muito de soja. Acho que além do gosto forte, tem todos aqueles problemas dos transgênicos, mas ela é muito prática e me salva em alguns momentos. E não é por nada não, mas esse estrogonofe ficou uma delícia. Fiz ele com o creme de leite de arroz da marca Amandin, mas dá para fazer um caseiro com leite vegetal e biomassa de banana verde. Qualquer dia posto a receita aqui! 

Ingredientes: 
  • 2 xícaras de chá de PVT  deixadas de molho por 8 horas. 
  • 5 colheres de sopa de creme de leite vegano
  • 1 1/2 xícara de chá do molho de tomate. 
  • 1/2 cebola cortadinha
  • 2 dentes de alho amassados
Comecei, como sempre, refogando o alho e a cebola. Depois acrescentei a soja, deixei ela pegar bem o sabor, mexendo sempre, e adicionei o creme de leite e o molho de tomate. Ajustei o sal e pronto! Rendeu para umas 3 refeições e eu fui variando os acompanhamentos. Um dia foi com salada e arroz integral, outro com arroz integral e batata frita no forno (cozinha a batata só um pouco, sem que fique mole, corta em palitos, lambuza com sal e azeite e forno por uns 40 minutos. Fica sensacional!)


Panquecas de legumes 

Ingredientes:
   
Para a massa:
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de chá de água
  • 1 colher de sopa de linhaça 
  • Sal a gosto
Modo de preparo: 
Só bater tudo no liquidificador, despejar em uma frigideira com um tico de óleo e ir descolando aos poucos. Vira, faz a mesma coisa e massas prontas! Depois recheia, enrola, coloca em um tabuleiro com o molho de tomate que sobrou por cima e forno por 15 minutos. Rende 3-4 panquecas. 

Para o recheio:
Aí você pode usar a sua criatividade. Gosto de fazer com tirinhas de abobrinha e cenoura com algum queijo vegano para dar uma cremosidade. Já fiz com tofu, pasta de soja da "Mega Soy" e com queijo de batata baroa. Todos ficam muito bons! 

Para os lanches e cafés da manhã:

Biscoitos de banana com pasta de amendoim


Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de amêndoa 
  • 1/2 xícara de aveia em flocos
  • 2 colheres de sopa de melado
  • 2 bananas amassadas
  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco
Modo de preparo:
Só misturar tudo muito bem, moldar no formato de sua preferência e forno por 25-30 minutos. Comer eles quentinhos com um chá é tudo de bom! 

Esses biscoitos eu já tinha deixado prontos no domingo, mas para os lanche e cafés da manhã eu gosto mesmo é de improvisar umas comidinhas bem rápidas e gostosas, como esses brigadeiros deliciosos sem açúcar, sem lactose e sem glúten, feitos em 3 minutos.

Ingredientes: 
  • 1 colher de sopa (cheia!) de cacau 
  • 1 banana amassada
  • 1 colher de sopa de biomassa de banana verde
  •  1 colher de sopa de farinha de linhaça
  • 5 tâmaras cortadas em pedacinhos pequenos (quanto menor, melhor) 
  • 1 colher de chá de óleo de coco (opcional). 
Só misturar tudo muito bem, enrolar e levar para o congelador por uns 10 minutos para dar uma endurecidinha. Na hora de servir joguei cacau em pó por cima. Delícia demais! 


Gosto também de deixar sempre biomassa de banana verde na geladeira e frutas congeladas para fazer cremes, shakes e sorvetes...


   
No meu instagram tem muitas outras receitas e opções de lanches! Espero que vocês tenham gostado, beijos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário