domingo, 26 de abril de 2015

É na escola que se aprende...


Crianças devem comer bem, certo?
Ainda não sou formada em nutrição, mas acho que é de opinião geral que por elas estarem em fase de crescimento, é importantíssimo que elas se alimentem com comidas saudáveis e ingredientes frescos e menos refinados possíveis. Então se é assim, porque continuamos a dar tantos biscoitos, balas, docinhos e frituras?
Ou melhor, se é assim, porque as escolas, que deveriam ser a instituição responsável pelo ensino e pela transmissão de valores, tem em suas cantinas tanto lixo? Sim, lixo. Lanches com alto valor calórico e baixíssimo valor nutricional.
Para os que não sabem, eu tenho 18 anos, então até pouco tempo atrás, para ser mais exata ano passado, eu estava na escola. Eu via o que as cantinas ofereciam aos alunos: croissant, enroladinho de salsicha, palha italiana, bolos, batata frita, cachorro quente etc. Esse é um problema sério! São apenas crianças....


Há uns meses atrás, uma amiga minha me apresentou a "Nutrebem" e eu fiquei apaixonada pela proposta deles! É basicamente uma empresa que regula a alimentação das crianças nas escolas, coisa que muitas vezes a própria escola e os pais não conseguem fazer.
O que eu achei mais legal é que como a compra do lanche é feita por meio de uma máquina os pais podem configurar as opções de lanche mais adequadas. Assim, se a criança tiver restrição à lactose, ou à glúten, os pais podem bloquear certos produtos de forma que eles nem apareçam como opção no cardápio dos filhos. A mesma coisa no caso de ser vegetariano. Comidas com carne não estarão disponíveis. Genial né?

A Proposta deles é:
  •  possibilitar uma experiencia de compra sem uso de dinheiro vivo, possível através de terminais de auto atendimento exclusivo. 
  • Os pais fazem o pagamento pelo site  e criam "créditos" para os filhos, podendo configurar as opções de compra mais adequadas. 
  • Relatórios que permitem aos pais e à escola entenderem a escolha alimentar da criança, avaliando sua evolução de um ponto de vista nutricional. 

Funciona assim:



  1. A escola entrega o cartão ''nutrebem'' aos alunos.
  2. Os pais se cadastram no site para a ativação do cartão, adicionando seus primeiros créditos. 
  3. O aluno já pode comprar seus lanches no terminal da nutrebem. 

Alguns colégios aqui no Rio já aderiram esse sistema: MOPI Itanhangá e Tijuca, Bahiense Barra e Freguesia, Miguel Couto Nova Iguaçu e Eden no Largo do Machado.

Eaí, o que acharam? Beijos!



Um comentário:

  1. Incrível essa reportagem ! Espero que em breve esse serviço esteja em todas escolas do país !

    ResponderExcluir